noticia5399.JPG

Novos serviços: alerta de devolução, renovação e reserva on line

Atualizada em 24/01/12 08:26.

Desde 2006 estes serviços vinham sendo testados junto aos usuários das categorias de estudantes de pós-graduação e servidores UFG.

Após os testes de funcionabilidade e aplicação dos referidos serviços, o Sistema de Bibliotecas concluiu que está em condições de oferecê-los também aos estudantes de graduação - maioria dos usuários das bibliotecas. Para que possam dispor dos benefícios dos novos serviços, é necessário que os usuários mantenham atualizados seus dados cadastrais, em particular o e-mail preferencial para contato.

Vale ressaltar que os serviços estão disponíveis apenas aos usuários do Sibi/UFG cadastrados em Goiânia e que já tenham ativado sua carteira de usuário das bibliotecas. Nas unidades dos Campi de Catalão e de Jataí os serviços poderão ser oferecidos após finalizada a implantação do SophiA, software de gerenciamento de bibliotecas utilizado pela UFG.

Atualmente o Sibi/UFG possui cerca de 13 mil usuários inscritos em diversas categorias. Por mês são realizados mais de 22 mil empréstimos domiciliares de materiais informacionais (como livros, fitas VHS, CDs, DVDs, LPs, teses e dissertações). Quanto aos acervos, o Sibi/UFG possui 206.927 exemplares de periódicos em papel e 185.350 exemplares de livros, além de um banco de teses e dissertações digitalizado.

Como ter acesso- Para utilizar os serviços on line de renovação, reserva e alerta de devolução é necessário que o usuário tenha uma senha de acesso via web ao seu cadastro na biblioteca. A senha também servirá para que ele acompanhe sua movimentação de empréstimo domiciliar e devolução de material, pois permite ver o que está registrado em seu nome e as respectivas datas para devolução. Também dará acesso a um campo para sugestão de compra de obras para as bibliotecas.

Como solicitar a senha

- Estudantes de graduação e de pós-graduação: acessar o Portal do aluno (via site da UFG), entrar em Informações Pessoais/ Dados pessoais, selecionar um e-mail como preferencial, clicar no botão Atualizar e depois em Solicitar senha.

*Atenção: a atualização do e-mail é imprescindível para a emissão da senha.

- Servidores UFG: enviar um e-mail com nome completo para: comunicação@bc.ufg.br .

Para todos os solicitantes a senha será enviada por e-mail, pela biblioteca, dentro de até três dias úteis.

O Sistema de Bibliotecas recomenda que o usuário tome conhecimento das normas de utilização dos serviços, dispostas na Instrução Normativa nº 001/2007, antes de começar a usá-los.