Biblioteca Central abrirá aos sábados

Atualizada em 24/01/12 08:26.
A partir de 27/09 a BC, no Campus 2, estará funcionando, experimentalmente, aos sábados, das 8 às 18h

A partir do dia 27 de setembro a Biblioteca Central (BC), unidade do Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG), localizada no Campus 2, abrirá, experimentalmente, aos sábados, seguindo o calendário acadêmico da instituição. O horário de funcionamento será das 8 às 18 horas e estarão disponíveis a consulta ao acervo geral, o empréstimo domiciliar e o uso da Sala Didática de Informática.
A diretora do Sibi/UFG, bibliotecária Valéria Soledade, ressalta que a ampliação do horário de atendimento na Biblioteca Central já estava prevista no planejamento estratégico do Sibi/UFG para a gestão 2006-2009. “Sempre houve a preocupação, por parte da biblioteca, de atender às necessidades da comunidade universitária e também em geral, no sentido de ampliar e facilitar o acesso à informação”, afirma. Mas a meta ainda não havia sido implantada devido à falta de reforço nos recursos indispensáveis para sua viabilidade.
A bibliotecária comenta ainda que a ampliação do horário de atendimento nas bibliotecas também faz parte do planejamento do atual reitorado da UFG. “A recente reivindicação dos estudantes da UFG, feita à Reitoria por meio do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFG), trouxe o argumento para a viabilização da meta”, afirma.
A proposta apresentada para o funcionamento da Biblioteca Central aos sábados segue os moldes do que é aplicado na Biblioteca Setorial do Campus 1 (BSCAMI). Valéria Soledade explica que, inicialmente, a BC vai funcionar em caráter experimental para que seja feita a avaliação do custo-benefício do investimento. “A demanda será avaliada periodicamente em termos estatísticos e os dados servirão de parâmetro para a continuidade e melhorias na prestação do serviço”, complementa.
Ainda de acordo com Valéria Soledade, para manter o funcionamento das bibliotecas aos sábados a UFG precisa garantir, além dos servidores, os serviços de limpeza, de vigilância e de fotocópias e também o suporte de plantão no Centro de Recursos Computacionais (Cercomp/UFG) para manter o funcionamento ininterrupto da rede lógica nos Campus 1 e 2.

Abaixo assinado
Desde o início de 2008 os estudantes da UFG, representados pelo DCE/UFG e por vários Centros Acadêmicos, vêm desenvolvendo uma forte campanha pela abertura da Biblioteca Central aos finais de semana, entre outras reivindicações. De acordo com o DCE/UFG, a luta dos estudantes tem como base a realidade daqueles que estudam à noite e/ou trabalham durante o dia e que, por isto, têm dificuldade de utilizar a biblioteca durante a semana. Também considera a necessidade de possibilitar o acesso da comunidade externa à UFG aos serviços que a instituição oferece, pensando em um dos eixos do tripé que rege o ensino universitário: a extensão.
Nesta linha, o DCE/UFG, organizou um abaixo-assinado contendo as reivindicações relacionadas à biblioteca e, no dia 21 de maio, durante um ato cultural realizado no Centro de Convivência do Campus 2, entregou o documento ao reitor Edward Madureira. Conforme dados do DCE/UFG, o documento contém cerca de duas mil assinaturas de estudantes de todos os cursos e turnos da instituição e frisa a necessidade de abrir a BC aos sábados, além de solicitar a extensão do horário de funcionamento da mesma no período noturno durante a semana.
Diante do documento entregue pelos estudantes, a Reitoria da UFG e a direção o Sibi/UFG elaboraram uma proposta conjunta para viabilizar as reivindicações. “No Sibi/UFG o assunto foi discutido em reunião da Comissão Técnica e dela foi tirada uma proposta, a qual foi apresentada para a Reitoria juntamente com as necessidades para viabilizar a abertura aos sábados”, relata Valéria Soledade. “Estas necessidades prevêem a extensão do horário de funcionamento da BC, de segunda a sexta-feira. Hoje a BC fecha às 22 horas. Na proposta ela passará a fechar às 22h45”.
A proposta conjunta foi apresentada ao DCE/UFG e aceita pelos representantes estudantis. “No final deste processo ganharam todos. O Sibi/UFG e administração superior, pela realização da meta de ampliar o horário de funcionamento das bibliotecas e por contribuir mais ainda para a formação dos estudantes. As comunidades UFG e em geral também ganham, pois vão poder usufruir da Biblioteca Central também aos sábados”, avalia Valéria Soledade.
Para o DC/UFG a abertura da BC aos sábados representa uma vitória da luta estudantil. “Esta conquista demonstra que a luta organizada dos estudantes gera frutos e é indispensável na construção de uma UFG que, além de se abrir ao estudante, deve lhe dar as condições de ali se manter, com acesso à biblioteca, laboratórios e assistência estudantil”, afirmam os representantes estudantis.