Logo sibi ufg

Imagens de um flâneur brasileiro em Paris

Atualizada em 15/02/12 12:03.
Esta é a exposição que a biblioteca recebe até 20 de abril

 

 

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás (BC/UFG) recebe, de 25 de março a 20 de abril, a exposição Imagens de um flâneur brasileiro em Paris. São 40 fotos, tamanho 43cm x 63cm, tiradas em Paris pelo fotógrafo brasileiro Fernando Rabelo. A UFG recebe a exposição por meio de uma parceria da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI/UFG) com a Aliança Francesa de Goiânia. Esta mostra integra a comemoração do ano da França no Brasil, que já trouxe para a UFG, em dezembro de 2008, uma outra exposição: “França no Brasil - História da influência francesa no Brasil: de Villegagnon ao cinema novo”, que contou em 30 banners, um pouco da história sobre a convivência entre brasileiros e franceses  desde a ocupação da Baía da Guanabara por Villegagnon, no século XVI.

O artista - Mineiro de Belo Horizonte, Fernando Rabelo iniciou sua carreira aos 14 anos na capital francesa, onde viveu durante o exílio do pai. Foi em Paris que tomou contato com as primeiras luzes da fotografia. Retratou a "cidade luz" no final dos anos 70, onde realizou sua primeira mostra em preto e branco. Imagens de um flâneur brasileiro em Paris é seu mais recente trabalho. Nele o fotógrafo se rende ao colorido e o resultado do trabalho é uma explosão de cores numa Paris reincidentemente retratada de forma monocromática.

Aos dezessete anos, com a anistia política, Fernando retornou ao Brasil e radicou-se no Rio de Janeiro. Atuou como fotojornalista durante mais de 20 anos, tendo trabalhado para os mais importantes jornais brasileiros. Foi editor de fotografia do Jornal do Brasil antes de regressar à França, em 2005. As imagens da exposição que ora a UFG recebe foram produzidas entre setembro de 2005 e junho de 2006. O fotógrafo percorreu a cidade como um "flanêur", desvendando becos, ruas, igrejas, pontes e personagens de uma Paris popular e cosmopolita, tendo registrado mais de duas mil imagens.

Fernando Rabelo é também autor do livro Tributo à Lagoa, uma coletânea de imagens de sua autoria sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro com textos de Carlos Heitor Cony, Ferreira Gullar, Fernanda Montenegro, Gilberto Gil, Marina Colasanti, Antônio Torres, Roberto Drummond, Wagner Tiso, Zuenir Ventura, Ziraldo, entre outros. Editado em 2000, o livro teve seis edições esgotadas.

Flâneur - O termo flâneur se refere àquele que caminha tranqüilamente pelas ruas, observando cada detalhe, sem ser notado, sem se inserir na paisagem. Wallter Benjamin, em um ensaio de 1929 escreveu que "o flâneur é criação de Paris", pois ali o passante encontra os mais variados elementos para os seus devaneios. Um mundo de templos, praças confinadas e santuários nacionais.

E o flâneur observa cada degrau, cada pedra do calçamento, cada placa de loja, cada portal. Ainda segundo Benjamin, Paris é a Terra Prometida dos flâneurs, uma "paisagem de gente viva". Paisagem é o que a cidade se torna para o flâneur. Ele não é um turista entusiasmado em busca de grandes vistas ou de pontos turísticos convencionais, ele busca sim uma nova percepção da cidade. As maravilhas, por um lado, são edificantes, por outro, não chegam a dar arrepios a esse observador. Foi o poeta francês Charles Baudelaire que eternizou a figura do flâneur.

 Ano da França no Brasil- Em resposta ao Ano do Brasil na França, ocorrido em 2005, os governos de ambos os países entraram em acordo para realizar o França.br 2009, previsto para acontecer até novembro de 2009.
Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e outras cidades, como Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Recife, Porto Alegre e Salvador, receberão diversas manifestações culturais francesas, dentre exposições, peças teatrais, apresentações artísticas, desfiles de moda e muito mais.
Os principais objetivos do evento são apresentar e difundir a cultura francesa contemporânea com a maior abrangência e diversidade geográfica e de público possível, atingindo até as camadas mais populares do Brasil.
Para isso, prevê-se a organização de manifestações itinerantes e de eventos populares de grande porte, especialmente para as cerimônias de abertura e encerramento, que deverão acontecer, respectivamente, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com grandes espetáculos ao ar livre.
Acompanhe o andamento dos eventos do Ano da França no Brasil no sit
e França.br 2009

SERVIÇO
Exposição: Imagens de um flâneur brasileiro em Paris
Data: 25 de março a 20 de abril de 2009. Abertura oficial dia 27, às 10h30.
Local: Biblioteca Central da UFG, Campus 2, saída para Nerópolis.
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 22h45; sábados, das 8h às 18h.
 
 

 

 

Fonte: Sibi/UFG