Exposição DIY toy arts

Atualizada em 21/08/14 11:44.

A Biblioteca Central da UFG recebe, de 9 de agosto a 10 de setembro, a exposição DIY – Toy art, produzida pela designer gráfico Meire Marques da Silva em parceria com outros profissionais das artes visuais.

Meire Marques é graduada em Design Gráfico pela UFG, cursa pós-graduação na UFG e atua como professora do CEP em Artes Basileu França, Goiânia. Seus parceiros na exposição são: Madalena Maria Vieira, Miriam de Olivira Moura, Marlene Ribeiro Andrade, Deliane Godinho Ferreira, Solange Amarilla Mendes, João Amarilla e Pedro Amarilla. Todos são professores da Escola de Artes Veiga Valle.

A exposição DIY traz 55 toys modelados em argila, clay, borracha de silicone, gesso e resina. Alguns estão apresentados como se ainda estivessem em produção – são os DIY (de Do it Yourself, faça você mesmo): brancos, lisos, sem nenhum desenho. Outros já estão finalizados.

As customizações apresentadas nos toy arts expostos representam o dia-a-dia dos artistas e foram inspirados em situações cotidianas, de acordo com Meire Marques.

O que é a toy art
Toy art é uma manisfestação contemporânea que envolve design, moda, urbanidade, entre outras coisas. Os toy arts podem ser definidos como “brinquedos de arte”, mas não são criados para brincar. Especialmente os adultos têm, como satisfação maior, o colecionismo ou o uso para decoração.

Na prática, os toy arts têm tiragens limitadas, numeradas ou assinadas pelo artista ou designer. Eles não são reproduzidos aos milhões, muito menos são relançados; são para os adultos ou adolescentes colecionar, guardar e cuidar. Alguns toy arts têm articulação dos membros visando dar-lhes mobilidade para exposição ou exibição.

As temáticas dos toy arts podem ser políticas, lúdicas, cômicas, meigas, violentas, subversivas, undergrounds, eróticas, satíricas, com linguagem urbana e outras. São objetos de design que despertam reações diversas, assim como qualquer obra de arte.

São produzidos em diversos materiais: os nacionais geralmentes são encontrados em plush, gesso, resina, madeira, metal e até mesmo em papel pela facilidade da manufatura e o acesso à matéria-prima. Os importados costumam ser de vinil e materiais plásticos, cujo valor é relativamente mais elevado por envolver processos industriais na produção.

Exposição DIY - toy arts

Data: 9 de agosto a 10 de setembro de 2010.

Local: Biblioteca Central da UFG, Campus 2, saída para Nerópolis.

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 22h45; sábados, das 8h às 18h. Aos domingos e nos feriados a BC está fechada.