Logo sibi ufg
Arqueologia 3

UFG recebe exposição de arqueologia

Atualizada em 01/04/16 17:53.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) recebe, do Centro de Estudos Arqueológicos no Cerrado (CEAC), a mostra “Arqueologia Brasileira". A abertura da exposição acontece na segunda (04/04), às 9h, na Biblioteca Central, Campus Samambaia

 

A proposta da exposição é aproximar acadêmicos de História, Antropologia, Sociologia, Biologia e demais ciências afins à Arqueologia ao contato direto com parte da história e pré-história brasileira.

Quem visitar a coleção poderá conhecer a famosa reconstituição facial de “Luzia”, importante fóssil humano brasileiro, que é o mais antigo encontrado nas Américas, proveniente de Lagoa Santa (MG) e datada do período Pré-Histórico com 12.000 anos. Como também, poderá apreciar alguns objetos pré-históricos, como crânio de um smilodonte, proveniente da Lagoa Santa (MG), datado do período Pleistoceno (12.000 anos); pontas de flechas (projéteis), datadas com 9.000 anos. Além de vasilha Marajoara de cerâmica; ossos de Eremotério e fragmentos de cerâmica Tupiguarani. Aprodução reúne mais de trinta peças arqueológicas que fazem parte da história do homem da América Pré-Colombiana e da etnologia indígena brasileira.

As peças apresentadas na exposição são réplicas confeccionadas a partir de moldes dos originais do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e foram trazidas pelo CEAC do Museu da Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso, de Ponta Grossa (PR). O museu poderá ser visitado no endereço eletrônico:http://museuarqueologico.blogspot.com.br/ . 

Os artefatos foram confeccionados pelo PhD em arqueologia, professor e doutor Moacir Elias Santos, que é egiptólogo e especialista em técnicas de restauração e réplicas.

A mostra ficará na Biblioteca Central da UFG até sexta-feira (08/04). Após essa data o interessado poderá entrar em contato com o CEAC e agendar sua visita pelo telefone (62) 3639-3421.

Arqueologia 3

  

SERVIÇO

Exposição: Arqueologia Brasileira

Local de visitação: Biblioteca Central/UFG, Campus Samambaia

Curadoria: Júnior Mendes e Ricardo Nogueira

Abertura: 4 de abril de 2016, às 9h

Exposição: 4 a 8 de abril de 2016 – de segunda a sexta – 8h às 12h e 13h às 17h

Site: http://www.centrodearqueologia.com.br/

Facebook: http://zip.net/brs3dX

Assessoria de Comunicação/CEAC

Claudete Nascimento

Fone: (61) 9275 8274

(62) 8161 4611 

 

Fonte: CEAC