Congada

Biblioteca Central recebe mostra fotográfica "Congadas: canto de fé e liberdade"

Atualizada em 20/05/16 09:35.

Exposição fica na Biblioteca Central até dia 3 de junho. As imagens são de Sidney Dutra

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás, localizada no Câmpus Samambaia, recebe, de 3 de maio a 3 de junho, a mostra fotográfica "Congadas: canto de fé e liberdade". As imagens são do fotógrafo, folclorista e jornalista Sidney Dutra, que mostra um pouco das congadas em uma coletânea de 45 fotos.

A mostra revela os encantos da festa em duas cidades goianas, Goiânia e Catalão, além de uma cidade mineira, Serro. A mais antiga das festas é a de Serro, que surgiu em 1728. Já em Catalão a festa teve início em 1876 e em Goiânia a festividade é mais recente, 1969.

A congada, que é uma criação dos negros escravizados, surgiu no Brasil Colônia, em Minas e chegou até as terras goianas. A festa é uma mistura de cultos católicos com africanos, que representa a coroação do rei do Congo. É acompanhada de um cortejo, cavalgadas e o levantamento de mastros.

Sidney Dutra, que é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, conheceu as congadas na década de 1990, em Itaú de Minas (MG). Ele começou a registrar a festa em 2000, quando fez fotos da congada da Vila João Vaz, um bairro de Goiânia. Já em 2007 o artista esteve pela primeira vez em Catalão para fotografar a festa. E em 2012 conheceu a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Serro (MG).

O interesse do autor pelas congadas se deu em 1998, após ele ler a matéria “Quando éramos reis”, da revista Superinteressante. Buscando se aprofundar mais na cultura, Sidney já percorreu as cidades de Jacuí, Itaú de Minas, Serro e Catalão, sempre registrando, em sua câmera fotográfica, um pouco dessa festa.

Congada

Serviço:

Exposição fotográfica "Congada: canto de fé & liberdade"

Local: Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás

Endereço: Avenida Esperança, s/n°- Câmpus Samambaia – Goiânia-GO