Logo sibi ufg
mandala

Exposição registra presença dos árabes em Goiânia

Atualizada em 28/05/18 15:52.

A mostra Cenas Árabes em Goiânia pode ser vista até 15 de junho na Biblioteca Central da UFG

 

A presença árabe na capital de Goiás é o tema da exposição Cenas Árabes em Goiânia, que até 15 de junho na Biblioteca Central da UFG. As visitas podem ser de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 22h.

A mostra traz 10 imagens feitas por quatro alunas da universidade: Isabelle de Jesus Celestino, Janaynne Carvalho do Amaral, Laísa Marra e Luísa de Assis Vieira. Três delas são do curso de Letras e uma do curso de Artes. A iniciativa do trabalho é do Grupo Galabra de Estudos da Cultura da UFG.

“Fizemos uma pesquisa que mostra que Goiânia é a única capital do País que tem como característica principal os árabes”, conta Antônio Quintela, professor de Literatura e coordenador do Grupo Galabra, sobre a predominância dos árabes na cidade. “Goiânia tem uma colônia muito bem estruturada de árabes, sobretudo sírios e libaneses, que são na maioria cristãos maronitas”, explica.

Quintela conta que a atividade fotográfica fez parte de um trabalho da Faculdade de Letras chamado Representações Árabes na Cidade de Goiânia. Durante a pesquisa as alunas fotografaram imagens que vão desde um hotel com a bandeira do Líbano até uma estátua do famoso poeta libanês Gibran Khalil Gibran.

“Em Goiânia se encontram muitos símbolos árabes. Você vê adesivos em árabe nos carros, a comida libanesa também é muito presente. São símbolos que estão em toda parte”, destaca Quintela. No total, as alunas capturaram 50 imagens que mostram a presença árabe na cidade.

 

Fonte: Sibi/UFG