Logo sibi ufg
arroba

Sistema de Bibliotecas realiza lançamento da Rede Cariniana na UFG

Atualizada em 21/08/14 11:47.

O lançamento acontece no dia 1º de novembro, às 9h, no auditório da Biblioteca Central, Campus 2 UFG

 

O evento é aberto a todos os interessados na temática. Serão realizadas duas palestras com profissionais que integram o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), coordenador desta rede no Brasil.

A programação pode ser baixada aqui.


Sobre a rede
A Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – Rede CARINIANA surgiu da necessidade de se criar um serviço de preservação digital de documentos eletrônicos brasileiros. Seu objetivo é garantir o acesso continuado em longo prazo dos conteúdos armazenados digitalmente.


É fundamentada em uma infraestrutura descentralizada, utilizando recursos de computação distribuída. Inicialmente as atividades estão sendo desenvolvidas em parceria com seis instituições/universidades brasileiras com o apoio de seus respectivos centros de informação e de informática.

Nesta primeira etapa a rede se responsabiliza pelo armazenamento dos periódicos eletrônicos na plataforma OJS/SEER dos participantes do projeto. E da autorização para que seus títulos também sejam armazenados pelos mesmos.

A primeira etapa da rede disponibilizará serviços de preservação digital para instituições com publicações de acesso livre, além de mecanismos que facilitem a automatização dos processos de identificação, armazenamento, validação e conversão para novos formatos digitais.

No site do IBICT há mais detalhes sobre a Rede Cariniana. Veja em: <http://www.ibict.br/pesquisa-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao/rede-brasileira-de-servicos-de-preservacao-digital/historico>.

 

→ Inscrição
Para fins de organização, inscreva-se enviando, para o e-mail gidi.bc.ufg@gmail.com, as seguintes informações:
  • Nome completo
  • Instituição
  • Telefone de contato
A confirmação da inscrição será por e-mail.

Após o evento serão emitidos certificados, também a serem enviados por e-mail.

 

Fonte: Sibi/UFG