Expo Goiás 2

Exposição "Até onde a vista não alcança" na Biblioteca Cajuí

Atualizada em 30/04/18 10:52.

Biblioteca da Regional Goiás expõe obras de Emiliano Freitas até 31 de maio

O projeto Arte da Biblioteca – 2a edição prevê a realização de três exposições de  artes visuais do artista Emilliano Freitas na Biblioteca Cajuí, Regional Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG), estimulando a potencialidade cultural desse espaço, promovendo, assim, a difusão das artes visuais entre estudantes, professores, técnicos e a comunidade que utiliza a biblioteca.

O projeto busca aproximar o campo universitário, o fazer artístico e a comunidade interessada no universo das artes visuais, ampliando a divulgação da Biblioteca Cajuí por meio das atividades do Programa de Extensão e fomentando a consolidação das discussões sobre arte e cultura. “Até onde a vista não alcança” é a primeira exposição do projeto, contando com trabalhos realizados em 2016 pelo artista.

Sobre a exposição

A obras dos pintores documentaristas de paisagens, tais como os que vinham em missões para documentar o Brasil Colônia – tais como Frans Post, Albert Eckhout, Louis Choris, Moritz Rugendas, Jean-Julien Deltil, Johann Baptist von Spix, Carl von Martius e Herculo Florence, fascinam desde a infância o artista Emilliano, quando essas imagens recheavam os livros de história retratando o real enquanto documentação.

Em “Até onde a vista não alcança” essas imagens servem de ponto de partida para apresentar vistas de paisagens e arquiteturas fantasmas de rastros da memória, sonho e imaginação.

Diferente dos pintores das missões que se preocupavam em retratar com fidelidade o exotismo do Novo Mundo, as imagens produzidas para essa exposição são borrões, destroços, fragmentos e sobras, de espaços que existiram (na paisagem, na janela do carro, nas derivas e andanças) ou não (nos sonhos e imaginação), reorganizados em desenhos e pinturas, re-criando espaços pictóricos de paisagens e arquiteturas íntimas riscadas em muitas camadas.

A exposição teve sua abertura no dia 16 de abril de 2018, durante a semana de integração e recepção da UFG Regional Goiás, e vai até dia 31 de maio de 2018.

Expo Goiás 3       Expo Goiás 2

Expo Goiás 1       Expo Goiás