Logo sibi ufg

Sobre débitos com as bibliotecas

Usuários das bibliotecas do Sibi/UFG podem ter débitos por dois motivos:

1. Multa por atraso na devolução

  • A multa é gerada por item e por dia de atraso, após a devolução;

  • Aplica-se a todos os usuários, independente da categoria (aluno, servidor etc).

  • Não há cobrança:

    • Nos dias em que a biblioteca estiver fechada;

    • Durante períodos de fechamento prolongado, com prazo de 10 dias úteis para regularização após a reabertura.

  • Não são aceitas justificativas como:

    • Falhas no sistema Sophia ou na internet;

    • Falta de recebimento do aviso de devolução (que é uma cortesia).

  • Usuários com débito não podem:

    • Realizar empréstimos, renovações ou reservas;

    • Receber a Declaração de Nada Consta.

2. Serviços pagos

  • Incluem a Comutação bibliográfica (COMUT) e a confecção de ficha catalográfica para a comunidade externa.

 

Como pagar seu débito

Todos os pagamentos devem ser feitos via Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada pelo link: Gerar GRU

Atenção:

  • O pagamento só poderá ser feito após 48h da emissão da GRU.

  • A GRU tem validade de 7 dias corridos. Após o vencimento, gere uma nova.

  • O pagamento poderá ser feito em qualquer banco.

  • O agendamento bancário não é válido, é necessário o comprovante de pagamento realizado.

 

Após o Pagamento

  1. Identifique o comprovante com nome e número de matrícula do usuário em débito.

  2. Envie o comprovante por e-mail à biblioteca responsável para efetuar a baixa:

Biblioteca E-mail para envio do comprovante
Biblioteca Central (Samambaia) comprovantes.bc@ufg.br
Câmpus Aparecida de Goiânia atendimento.bscap@ufg.br
Colemar Natal e Silva comprovantes.bscan@ufg.br
CEPAE atendimento.bscepae@ufg.br
Letras e Linguística atendimento.bsll@ufg.br
Museu Antropológico atendimento.bsma@ufg.br
Câmpus Goiás atendimento.bsrg@ufg.br

 

Caso tenha dúvidas, procure a coordenação de atendimento da sua biblioteca.