Logo sibi ufg

Organograma

Aktualisiert bei 23/12/11 00:04 .

Organograma em detalhes:


Direção e Assistência da Direção – são responsáveis pela administração e o planejamento do Sistema de Bibliotecas. Também acompanham e coordenam as tarefas a serem executadas pelas gerências e seções. A bibliotecária Valéria Maria Soledade de Almeida é a diretora do Sibi/ UFG para a gestão 2006-2009.

Conselho de Bibliotecas – organismo deliberativo para questões administrativas, técnicas e financeiras. É composto pelo diretor do Sistema de Bibliotecas, um representante de cada unidade acadêmica, dois representantes dos alunos (graduação e pós-graduação), um representante do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura e um representante dos servidores técnico-administrativos do Sibi/ UFG. 

Comissão Técnica – sua função é assessorar a diretoria em assuntos de planejamento, administração e aqueles de natureza técnica em geral. Esta comissão é constituída pela diretora e o assistente de direção do Sistema de Bibliotecas, pelos gerentes juntamente com um coordenador administrativo e um representante dos servidores técnico-administrativos. 

Coordenação Administrativa – responsável pelo controle das atividades administrativas do Sistema, como controle de freqüência do pessoal, organização e manutenção de arquivos, coordenação dos serviços gerais de almoxarifado, comunicação, protocolo, recepção, segurança e vigilância.  

Assessoria de Informática – diretamente subordinada à direção, é responsável pelo planejamento, direção, coordenação e controle das atividades relacionadas a equipamentos e programas destinados à informatização dos serviços bibliotecários. 

Setor de Comunicação – diretamente subordinado à direção, é responsável pelo planejamento, coordenação e execução das atividades de comunicação relativas aos públicos interno e externo às bibliotecas do Sibi/ UFG. 

Gerência de Formação e Desenvolvimento de Coleções – planeja, coordena, organiza, dirige e controla os serviços de seleção, aquisição e registro, intercâmbio, conservação e preservação do acervo. É composta pela:

1- Seção de Processamento – encarregada de catalogar, classificar, executar os serviços finais de preparo do material bibliográfico para que ele seja colocado na estante.  

2- Seção de Conservação e Preservação do Acervo – tem como finalidade promover a conservação do material bibliográfico através da limpeza, desinfecção, restauração e preservação. 

3- Seção de Seleção, Aquisição e Intercâmbio – é responsável pela seleção, recebimento, conferência e registro do material bibliográfico adquirido por compra, doação ou permuta. Também organiza, controla e distribui as publicações periódicas da UFG destinadas à doação e permuta, promovendo o intercâmbio de materiais informacionais com outras instituições. 

Gerência de Bibliotecas Setoriais – responsável pela organização e funcionamento das bibliotecas setoriais de modo a integrá-las nas atividades globais do Sistema. Também é responsável pela coordenação e supervisão das instalações das mesmas. Atualmente o Sibi/UFG possui cinco setoriais, três em Goiânia (Campus 1, Cepae e Letras) e duas no interior do Estado (Catalão, Goiás e Jataí - que tem duas unidades). 

Gerência de Serviços aos Usuários – tem a função de coordenar e controlar a prestação de serviços ao público, a difusão da informação e a circulação do material informacional. É formada pela:

1- Seção de Referência – visa orientar os usuários na busca da informação, na utilização dos serviços oferecidos pelo Sibi/UFG, auxiliando-os em suas necessidades de estudo e pesquisa.

 2- Seção de Circulação – compreende os setores de empréstimo, acervo geral, vigilância e portaria. 

3- Seção de Periódicos – é responsável pelo controle e divulgação da coleção de periódicos e presta auxílio aos usuários em suas pesquisas.  

4- Seção de Coleções Especiais – sua função é registrar, processar, organizar e controlar o empréstimo do material multimeio (como CD, DVD, VHS, LP, mapa, partitura, microfich, slide) e das obras históricas e raras.