Exposição de fotografias na Biblioteca Central
Fotografia: documento, compulsão, memória ou cegueira da visão
Este é o nome da exposição que um grupo de sete estudantes do curso de Artes Plásticas da Universidade Federal de Goiás realiza, de hoje (17/09) a 17 de outubro, no hall térreo da Biblioteca Central, no Campus 2 da UFG. Os trabalhos fazem parte da disciplina Fotografia, ministrada pela professora doutora Rosa Berardo, na Faculdade de Artes Visuais da UFG.
Durante o período de captura de imagens os estudantes criaram muitas oportunidades para vencer os desafios que o processo fotográfico exige. "Percorremos lugares para realizar nosso desejo de fotografar coisas que indicariam as diferenças entre o senso comum e o artístico. Não é preciso dizer que, aqui mesmo, em Goiânia, pudemos encontrar esses espaços com as características que queríamos", dizem no texto de apresentação do material – composto por sete painéis (um para cada fotógrafo), sendo que cada um traz três imagens.
As expectativas geradas, e o próprio ato de fotografar lugares como o Serra Dourada, a Ceasa, alguns ferros velhos e o Bosque dos Buritis, serviram de experiência para os estudantes. "Estas experiênicas nos fizeram perceber e aprender sobre a importância de vencer a inércia, descobrir nosso próprio gosto, aguçar a crítica sobre nosso trabalho e admirar as imagens conseguidas". A fotos são em tamanho 30x40 e foram sobrepostas em painés de PVC adesivados em preto. Bárbara Lopes, Dora Gonçalves, Hugo Assunção, Laiz Galvão, Mário Sérgio Souza, Rosana Alves e Tatianny Leão cursam o sexto período da graduação em Artes Plásticas e o trabalho foi realizado durante o quinto período, no primeiro semestre deste ano.