Resumido
Aktualisiert bei 19/11/14 09:22 .
Sistema de Bibliotecas da UFG: 41 anos de história
A Biblioteca Central foi criada em 24/08/1973 com a fusão de 13 bibliotecas departamentais que funcionavam em unidades de ensino, passando a reunir os acervos no mesmo prédio da Faculdade de Direito.
Por volta do final da década de 80, um acordo da UFG com o Ministério da Educação possibilitou a construção de um prédio específico para a biblioteca no Campus 2, que passou a ser a Biblioteca Central (BC).
A mudança exigiu a divisão do acervo existente entre duas bibliotecas: Biblioteca Central (BC), no Campus Samambaia, e Biblioteca Campus Colemar Natal e Silva (BSCAMI), Praça Universitária. Com a criação dos Campi no interior do Estado, foram surgindo novas bibliotecas setoriais.
Hoje o Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG), que é vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), é composto por nove unidades, sendo uma central e oito setoriais.
Há ainda o projeto de construção de mais uma setorial, no Campus 2, entre as escolas de Agronomia e Veterinária, onde ficarão concentrados os acervos da área de Agrárias.
As nove unidades do Sibi são:
- Biblioteca Central (BC) - Campus Samambaia, saída para Nerópolis
- Biblioteca Campus Campus Colemar Natal e Silva (BSCAMI) - Praça Universitária
- Biblioteca Campus Aparecida de Goiânia (BSCAP)
- Biblioteca Centro de Ensino e Pesquisa Aplicados à Educação (BSCepae) - Campus Samambaia
- Biblioteca Catalão (BSCAC)
- Biblioteca Goiás (BSCGO)
- Biblioteca Jataí (BSCAJ) - Unidade Riachuelo
- Biblioteca Jataí (BSCAJ) - Unidade Jatobá
- Biblioteca Letras e Linguística (BSLL)
O Sibi/UFG reúne cerca de 200 mil volumes de livros e mais de 1.900 fitas em VHS e em DVD, além de um banco de teses e dissertações.
As bibliotecas são informatizadas e participam do Portal Capes – que disponibiliza cerca de 12 mil títulos de periódicos eletrônicos com textos completos e mais 80 bases de dados com resumos de documentos científicos. Também mantém convênios com o IBICT e com a Bireme para o serviço de Comutação Bibliográfica (Comut).
Oferece diversos serviços, alguns deles restritos à comunidade da UFG – que é composta por estudantes de graduação e de pós-graduação com matrícula atualizada na instituição, servidores docentes e técnico-administrativos ativos e inativos.
O Sibi também é responsável pelo Portal de Periódicos da UFG, pela Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da instituição e pelo Repositório Institucional. Os três compõem o setor denominado Portal da Informação, coordenado pela Gerência de Informação Digital e Inovação (GIDI).
Consciente de seu importante papel de disseminador da informação, o Sistema de Bibliotecas da UFG serve também de centro de pesquisa a todos os segmentos da sociedade que necessitam do insumo informacional para seu desenvolvimento.
Neste sentido, seus acervos são abertos, a qualquer pessoa, para consulta. Bem como seus espaços de estudo podem ser utilizados por quaisquer interessados.
Quelle: Sibi/UFG
Verwandte URL : /p/980-resumido |
---|