
Biblioteca Cajuí realiza oficina de modelagem de máscaras em argila com estilo africano
Atualizada em 29/03/22 11:20.
A oficina ocorreu na última sexta-feira, 25/03, e contou com a presença de Samuel Sá
A equipe da Biblioteca Seccional Campus Goiás - Cajuí (BSCGO) realizou na última sexta-feira, dia 25 de março, uma oficina de modelagem de máscaras em argila com estilo africano, ministrada pelo artista visual, ceramista e produtor cultural Samuel de Sá (Ssá Arte/@ssa.arte).
Com duração de aproximadamente 3 horas, o ceramista narrou sua trajetória como artista e explicou as motivações do seu trabalho, que apresenta uma estética decolonialista da modelagem em argila, saindo das tradicionais panelas de barro, comuns na cidade de Goiás. Ainda, compartilhou com os(as) participantes as técnicas que utiliza em suas modelagens, possibilitando que cada um criasse sua própria máscara, a mão livre.
"Trabalho com cerâmica desde 2016 e meu trabalho é focado na estética afro-brasileira. Trabalhar com a figura da pessoa negra é uma forma de me resgatar com os meus ancestrais e com a minha identidade, trazendo um pouco dessa perspectiva das narrativas, que colocam as pessoas negras em posição de subalternidade. Mas o que a gente vê na cultura popular brasileira é que ela, em quase toda sua totalidade, é formada de raízes africanas. Acho importante falar, na minha arte, desse povo que é tão estigmatizado. Ter outras formas de narrativas que fazem a gente ter mais consciência, tanto social como consciência negra, de entender como são construídas as situações de desigualdades no Brasil e no mundo, que teve e que tem essa ancestralidade do povo africano", explicou Samuel Sá.
A iniciativa faz parte do projeto ações de educação patrimonial na biblioteca, que tem como objetivo disponibilizar o espaço para que os detentores de saberes tradicionais da cidade de Goiás possam ser ouvidos, compreendidos e compartilhem seus conhecimentos de forma prática por meio de oficinas para a comunidade.
O espaço da Biblioteca Cajuí está aberto para a comunidade acadêmica e também para as pessoas da comunidade da cidade de Goiás.
Siga as redes sociais da biblioteca para se informar e participar das próximas ações. Instagram: @bibliotecacajui e Facebook: Biblioteca Cajuí - UFG Câmpus Goiás
Vejam abaixo alguns registros da ação.



Fonte: Sibi/UFG
Categorias: NOTÍCIA