Logo sibi ufg
Capa Exposição Matizes da Terra - Solos

Biblioteca Central recebe exposição "Matizes da Terra: o Solo sob nossos pés"

Atualizada em 14/06/23 07:54.

A exposição estará disponível para visitação a partir do dia 05 de junho

No período de 05 a 28 de junho de 2023, a Biblioteca Central (BC) recebe a Exposição Artística e Científica: "Matizes da terra: o solo sob nossos pés". A exposição será inaugurada no Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído a partir de 1974 com o objetivo de discutir os impactos da ação humana na natureza e os riscos para sua sobrevivência. Além disso, entra na agenda de ações em comemoração aos 50 anos da BC. 

Com o objetivo de fomentar a difusão de arte e ciência com foco no solo, a proposta de realizar uma exposição artística e científica é, portanto, uma iniciativa de multidisciplinaridade e interdisciplinaridade na perspectiva de integrar diferentes áreas do conhecimento, que se cruzam na possibilidade do fazer artístico e como proposta pedagógica. Nesse sentido, acredita-se que o espaço expositivo pode se configurar como um lugar de encontro de múltiplos saberes, de contemplação da arte, de instrumento educativo e sensibilizador tanto para arte como para temas latentes dentro do campo científico sobre solos.

"Todos os dias qualquer pessoa no planeta que segue sua rotina diária quase sempre não se dá conta de como o solo é importante para manutenção da vida no planeta. Mas, o solo é responsável por uma série de funções ecossistêmicas que vão desde agricultura e segurança alimentar, passando pela base para edificações até a regulação climática, purificação da água, manutenção da biodiversidade e entre outras coisas, herança cultural. Essa função cultural e artística do solo pode ser vista desde o paleolítico onde os solos eram utilizados para deixar registros, hoje denominado pela arqueologia como desenhos rupestres. Assim, ao longo de toda história da humanidade, o solo tem assumido um papel crucial no campo cultural, sendo usado para pigmentação, pinturas corporais, elaboração de esculturas e afins", explica a Profa. Andrelisa de Jesus, docente do Instituto de Estudos Socioambientais.

A exposição conta com diversas obras, confeccionadas com tintas produzidas a partir dos diferentes tipos de solo. Além disso, proporciona aos(às) visitantes algumas oportunidades de interação, como  experiências táteis e pinturas em tecido.

Confira mais detalhes na matéria do Jornal UFG: https://jornal.ufg.br/n/170639-exposicao-apresenta-a-arte-e-a-ciencia-feita-com-solo

 

Exposição Matizes da Terra - Solos

Organização: Andrelisa Jesus, Galyson Arcanjo e Tulassy Pinheiro


Realização: Multiplicando Saberes Sobre Solos, Gaia Consultoria Ambiental Júnior, IESA, FAV, PROEC, SIBI/UFG

Fonte: IESA /UFG e SIBI/UFG

Categorias: NOTÍCIA