BC recebe exposição "Olhares: Vivências Lúdicas e Artísticas com Crianças"
A exposição estará disponível para visitação na Biblioteca Central a partir do dia 19 de julho
No período de 19 a 28 de julho de 2023, a Biblioteca Central (BC) recebe a "2ª Exposição Olhares: Vivências Lúdicas e Artísticas com Crianças", que tem como objetivo geral: ampliar a formação estética e artística das crianças, possibilitando a constituição de múltiplos olhares e interação com as obras de artes. Os objetivos específicos são: incentivar as crianças e as famílias a ampliarem o contato com as produções artísticas de diferentes grupos sociais e étnicos; desenvolver a capacidade de observar, apreciar, descobrir e partilhar vivências estéticas e artísticas; proporcionar vivências artísticas que abarquem diferentes linguagens artísticas: instalação, fotografia, pintura, desenhos, esculturas e outros; produzir, utilizando materiais diversificados, objetos, exposições, apresentações fílmicas e produção artístico-cultural com as crianças do Departamento de Educação Infantil (exposições, instalações, mostras fotográficas, produção de curtas e outros).
A Educação Infantil se constitui como espaço privilegiado de formação das crianças em seus múltiplos aspectos: social, corporal, emocional, ético e estético, defendemos uma ação educativa multifacética que tenha nas artes visuais um de seus eixos norteadores.
Nesse sentido, reiteramos que a vivência estética, lúdica e artística potencializa as aprendizagens e interações entre as crianças, ampliando de forma significativa sua capacidade expressiva e sua vivência estético-cultural. Nessa perspectiva, Vigotsky (2012) ressalta o valor pedagógico do ato criador e da imaginação infantil, assim como a originalidade e as particularidades das produções das crianças, a importância de favorecer a liberdade de criação e fantasia infantil no contexto da educação, em especial, nas instituições de Educação Infantil.
A exposição vai contar com a participação das crianças do Departamento de Educação Infantil e crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental do CEPAE/UFG.
Fonte: Cepae/UFG
Categorias: NOTÍCIA