Capa da notícia 50 anos BC

Biblioteca Central realiza a exposição: "Biblioteca Central - 50 anos"

Mise à jour 05/09/23 12:36.

A exposição estará disponível para visitação durante de 01 de agosto a 19 de setembro de 2023

O Sistema de Bibliotecas da UFG convida toda comunidade a conhecer um pouco da história da Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás (BC/UFG), através da exposição "Biblioteca Central - 50 anos", que estará disponível para visitação no período de 1º de agosto a 19 de setembro de 2023, das 7h15 às 22h, no hall de entrada da BC, no Câmpus Samambaia.

Na busca pela preservação da memória e celebração dos 50 anos da Biblioteca Central (BC),  completados no dia 24 de agosto de 2023, realizamos uma grande força tarefa para o resgate de documentos e arquivos, reunindo fotos, documentos históricos e equipamentos que marcaram cada etapa de nossa existência.

A história da Biblioteca Central se inicia em 24 de agosto de 1973, com o nome de Biblioteca Central Professor Alpheu da Veiga Jardim e sua localização ficou estabelecida provisoriamente na Faculdade de Direito da UFG. A bibliotecária Marietta Telles Machado foi nomeada a primeira diretora da BC, sendo também protagonista na criação do curso de Biblioteconomia no Estado de Goiás, em 1980. Ao longo desses anos, a direção da BC foi ocupada por diversas gestoras, e cada uma trouxe sua contribuição para o crescimento do Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG).

Nesses 50 anos, a Biblioteca Central consolidou sua relevância para a comunidade acadêmica da UFG e para a sociedade goiana, promovendo o acesso aos serviços e produtos de informação com excelência, bem como acompanhando as transformações tecnológicas, sociais e culturais, para atender as necessidades e expectativas dos seus usuários.

A exposição foi organizada pelos(as) servidores(as) do Sibi/UFG: Adriana Ribeiro, Cláudia Oliveira de Moura Bueno, Elder do Couto Silva, Karla Rodrigues da Silva, Lillian Jordânia Batista Franczak, Maria de Souza Lima dos Santos, Michelle Flores, Marcos Anasenko Gonçalves, Milton Pereira da Costa Filho e Simone Cristina da Silva Azevedo.

As fotos históricas foram resgatadas dos arquivos da SECOM/UFG e dos arquivos pessoais dos(as) servidores(as) Ailton de Souza Meira, Esdra Basílio e Eliane Guimarães. Contamos ainda com o talento da design gráfica Cátia Ana Baldoíno e da bibliotecária Cléia Sales, com as imagens das peças de divulgação.

Marque na agenda:

Evento: Vernissage comemorativa dos 50 anos da Biblioteca Central

Data: 24/08/2023

Horário: 16 horas

Programação: Apresentação do Coral da ADUFG, com divulgação da exposição "Biblioteca Central - 50 anos", inauguração da Galeria de Diretoras do Sibi/UFG e da exposição virtual "Linha do Tempo - 50 anos da BC".

Participe conosco!

Exposição física 2 BC - 50 anos