Card do Dia do Bibliotecário 2024

O Sistema de Bibliotecas da UFG participa do mês da Bibliotecária e do Bibliotecário 2024

Atualizada em 05/03/24 16:23.

Em Goiás, o Sibi/UFG é uma das instituições parceiras

O Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG) participa do evento do Mês da Bibliotecária e do Bibliotecário 2024. Ele tem como tema:“Biblioteconomia em evolução” e acontecerá entre 12 de março e 12 de abril de 2024 de forma presencial, remota e/ou híbrida.

Esse ano, o Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB-1) lançou o desafio de realizar um evento único com o apoio de entidades e instituições da região Centro-Oeste com o objetivo de enfatizar “a pluralidade de temas abordando práticas inovadoras de pensar a profissão, sem esquecer as políticas públicas de democratização do acesso ao livro, à leitura e às bibliotecas. As novas práticas de trabalho de bibliotecárias e bibliotecários perpassam temas transversais, dentre os quais destacamos a educação, diversidade, tecnologia e cultura” (CRB-1).

A organização do evento é de responsabilidade do Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB-1), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB) e conta com o apoio de várias instituições. Em Goiás, o Sibi/UFG é uma das instituições parceiras. Confira a programação:

• Dia 14/03/24 - Workshop*: Design de Serviços para Bibliotecas, com a palestrante: Christiane Coelho (Câmara dos Deputados), das 14h às 18h, no SESC Centro - Goiânia-GO. Evento Presencial com emissão de certificado. Vagas: 50 (limitadas). Realização: CRB-1 e SESC/GO.

*Oficina teórica e prática em Design de Serviços para Bibliotecas, com foco em metrologias ágeis e experiência do usuário, para o desenvolvimento de serviços inovadores voltados para bibliotecas ou unidades de informação.

Inscrições: https://forms.gle/QKQvDxuXDr1rQbM48

• Dia 15/03/24 - Mesa Redonda - Biblioteconomia em evolução: da apropriação dos espaços educativos a expansão de horizontes*, com as palestrantes: Evelina Rocha (SESC/GO), Thâmara Vilela (PGGCOM/UFG) e  Christiane Coelho (Câmara dos Deputados) com mediação da Profª Drª Lívia Ferreira (Biblioteconomia/UFG), das 8h30 às 12h, no auditório da Biblioteca Central da UFG, Câmpus Samambaia, Goiânia-GO. Evento Presencial com emissão de certificado.Vagas: 150. Realização: CRB-1, UFG, UEG, IFG, IF Goiano e SESC/GO.

*Sobre a mesa redonda: A Biblioteconomia e suas múltiplas atribuições. A atuação do bibliotecário escolar frente às tecnologias.  O horizonte da Biblioteconomia: IA e Ciência de Dados. A Lei nº 12.244/2010: desafios para os próximos anos.

Inscrições: https://forms.gle/hUg4VFw3totgLi7K9_

Para verificar a programação completa, acesse: https://bce.unb.br/biblio2024/