
BSCEPAE promove conscientização sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down
Biblioteca Seccional CEPAE – Professor Geraldo Faria Campos realiza ações na comunidade escolar
A Biblioteca Seccional CEPAE – Professor Geraldo Faria Campos (BSCEPAE) realizou, na sexta-feira (21/3), algumas atividades na biblioteca do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) com a temática do Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorada mundialmente no dia 21/3. Essa data nos chama a refletir sobre o tema para promover conscientização, para celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e para garantir suas liberdades, direitos e oportunidades.
Foi montado o mural com informações sobre a Síndrome de Down e dicas de acolhimento. Algumas das frases nele contidas: “Um cromossomo a mais e um coração ainda maior!”, “O amor faz a diferença!", “Por + amor, +respeito, +informação”, “A Síndrome de Down não define uma pessoa. Cada indivíduo é único, com suas próprias habilidades, interesses e contribuições para o mundo”, “Lembre-se: a inclusão não é favor, é direito”. O mural serviu de fundo para os registros fotográficos dos participantes.
A parte interna da biblioteca recebeu uma decoração e contou com um varal de meias. Além disso, a BSCEPAE divulgou a ação “Lots of Socks” - conhecida mundialmente como " Meias Trocadas" ou "Meias Divertidas". Ela surgiu porque os cromossomos têm um formato semelhante ao de meias e, no caso da Síndrome de Down, há a presença de um cromossomo extra no par 21.
No intervalo, os estudantes puderam assistir à mostra de dois curtas: “Síndrome de Down – explicada para crianças – curiosidades por Fafá conta”. Link: https://youtu.be/xVyqwr0Gv0I?si=kqSgFW2R_PQdFCnY e “Meu amigo Down na escola de Cláudia Werneck adaptação Dani Bassi”. Link: https://youtu.be/OOJjnoLlQZ0?si=Y5119vZ7a-YGmrJJ . E, logo após, uma breve conversa para esclarecer algumas dúvidas e repassar mais algumas informações, além de contarmos com a presença e a participação de um estudante com Síndrome de Down e sua monitora.
Depois do intervalo, tivemos a presença de duas turmas, uma às 10h30, o 3º B e às 11h, o 2º B, ambas da primeira fase do Ensino Fundamental e acompanhadas pelo professor Victor Hugo Marani – Departamento de Educação Física, que assistiram aos curtas e bateram um breve papo sobre o tema.
A coordenadora da biblioteca, Lillian Jordânia Batista Franczak, reforça a relevância da biblioteca escolar abordar a temática da inclusão com sua comunidade. Ela considerou que o saldo foi positivo, desde a aceitação até a participação por parte da comunidade escolar, que se envolveu nas atividades e abraçou a causa. A ação contou com a participação de pais, estudantes, professores, técnicos administrativos e terceirizados.
Fonte: Sibi/UFG
Categorias: Notícias