Sobre débitos com as bibliotecas
Usuários das bibliotecas do Sibi/UFG podem ter débitos por dois motivos:
1. Multa por atraso na devolução
- 
A multa é gerada por item e por dia de atraso, após a devolução;
 - 
Aplica-se a todos os usuários, independente da categoria (aluno, servidor etc).
 - 
Não há cobrança:
- 
Nos dias em que a biblioteca estiver fechada;
 - 
Durante períodos de fechamento prolongado, com prazo de 10 dias úteis para regularização após a reabertura.
 
 - 
 - 
Não são aceitas justificativas como:
- 
Falhas no sistema Sophia ou na internet;
 - 
Falta de recebimento do aviso de devolução (que é uma cortesia).
 
 - 
 - 
Usuários com débito não podem:
- 
Realizar empréstimos, renovações ou reservas;
 - 
Receber a Declaração de Nada Consta.
 
 - 
 
2. Serviços pagos
- 
Incluem a Comutação bibliográfica (COMUT) e a confecção de ficha catalográfica para a comunidade externa.
 
Como pagar seu débito
Todos os pagamentos devem ser feitos via Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada pelo link: Gerar GRU
Atenção:
- 
O pagamento só poderá ser feito após 48h da emissão da GRU.
 - 
A GRU tem validade de 7 dias corridos. Após o vencimento, gere uma nova.
 - 
O pagamento poderá ser feito em qualquer banco.
 - 
O agendamento bancário não é válido, é necessário o comprovante de pagamento realizado.
 
Após o Pagamento
- 
Identifique o comprovante com nome e número de matrícula do usuário em débito.
 - 
Envie o comprovante por e-mail à biblioteca responsável para efetuar a baixa:
 
| Biblioteca | E-mail para envio do comprovante | 
|---|---|
| Biblioteca Central (Samambaia) | comprovantes.bc@ufg.br | 
| Câmpus Aparecida de Goiânia | atendimento.bscap@ufg.br | 
| Colemar Natal e Silva | comprovantes.bscan@ufg.br | 
| CEPAE | atendimento.bscepae@ufg.br | 
| Letras e Linguística | atendimento.bsll@ufg.br | 
| Museu Antropológico | atendimento.bsma@ufg.br | 
| Câmpus Goiás | atendimento.bsrg@ufg.br | 
Caso tenha dúvidas, procure a coordenação de atendimento da sua biblioteca.