Biblioteca Central Prof. Alpheu da Veiga Jardim (BC)

A Biblioteca Central (BC) foi inaugurada em 24 de agosto de 1973, o  atual prédio foi inaugurado em 13 de setembro de 1989, no Câmpus II da UFG, Câmpus Samambaia. Possui 7.466,90 m² de área construída, distribuídos em: subsolo, térreo e mais dois andares. Possui elevador interno para serviço e acessibilidade, além de banheiros acessíveis em todos os andares, piso tátil e rampa de acesso.

Oferece lugar para 505 leitores distribuídos em espaços para estudo individual e coletivo. Possui, ainda, área destinada a exposições; salas de estudo individual e coletivo; espaço interativo; espaço instagramável; auditório com 220 lugares; Centro de Informática e Apoio Didático para alunos de graduação e de pós-graduação; rede de internet sem fio Eduroam para a comunidade da UFG e Laboratório de Acessibilidade Informacional (LAI), com equipamentos de tecnologia assistiva e oferta de serviço de adaptação de materiais informacionais para alunos com deficiência.

Além disso, é responsável por armazenar, preservar digitalmente, divulgar, capacitar, manter atualizado e coordenar o desenvolvimento das atividades relacionadas à: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Biblioteca Digital da Literatura Goiana, Repositório Institucional, Programa de Apoio às Publicações Periódicas Científicas da UFG (Proapupec), ao Portal de Periódicos da UFG e ao software gerenciador do banco de dados bibliográficos, o SophiA.

Participa do processo de compra dos materiais informacionais realizando a mediação entre as unidades acadêmicas e a Diretoria de Compras da UFG, recebimento de doações, executa o processamento técnico das obras, catalogação na fonte, preservação e restauração dos materiais.

A BC atende aos/às usuários/as fornecendo serviços de orientação geral e de uso dos catálogos, visitas técnicas orientadas, capacitações e treinamentos de apoio à pesquisa, empréstimo, renovação e devolução de material, catalogação na fonte.

Ao longo de sua história, a Biblioteca Central consolidou sua relevância para a comunidade acadêmica da UFG e para sociedade goiana, promovendo o acesso aos serviços e produtos de informação com excelência, bem como acompanhando as transformações tecnológicas, sociais e culturais, para atender as necessidades e expectativas dos seus usuários.

A Biblioteca Central Alpheu da Veiga Jardim é um órgão suplementar da UFG e coordenador do Sibi/UFG. Incorpora a Diretoria, a Assessoria de Comunicação e as quatro gerências que administram as atividades das bibliotecas do sistema:

1. Diretoria: é o centro de ações de planejamento do Sibi/UFG, sendo responsável por representar e administrar o sistema com vistas ao seu desenvolvimento sistêmico;
  2. Assessoria de Comunicação: responsável pelo planejamento, coordenação e execução das atividades de comunicação concernentes ao público interno e externo do Sibi/UFG, promovendo e fortalecendo o uso dos serviços e a imagem das bibliotecas. Sua atuação deve contemplar todas as bibliotecas de forma a padronizar a comunicação e apoiar as necessidades de promoção e divulgação dos produtos e serviços das unidades;
  3. Gerência Administrativa: responsável pelo planejamento, acompanhamento, execução e controle das atividades administrativas do Sibi/UFG. Atua próxima à diretoria, dando assessoria em suas atividades e apoiando as coordenações administrativas das bibliotecas seccionais. Além disso, é responsável por executar as atividades administrativas da BC;
  4. Gerência de Atendimento: responsável pelo planejamento, acompanhamento e controle das atividades relacionadas aos serviços de circulação, referência e acessibilidade informacional  de todas as bibliotecas do Sibi. Diante disso, esta gerência orienta as coordenações de atendimento de cada biblioteca, atuando juntamente com os coordenadores das seccionais para uniformizar os procedimentos e aprimorar o atendimento ao usuário do Sibi/UFG. Também é responsável por executar as atividades de atendimento da BC;
  5. Gerência de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação: é responsável pelo planejamento, implantação, coordenação e acompanhamento das atividades e programas destinados aos serviços de seleção, aquisição, intercâmbio, conservação, preservação e tratamento da informação. Sua atuação inclui a coordenação e orientação das frentes de trabalhos relacionadas aos acervos presentes em cada biblioteca, de forma a padronizar os procedimentos respeitando as particularidades de cada seccional;
  6. Gerência de Recursos Tecnológicos: responsável pelo registro, armazenamento, preservação digital e divulgação da produção intelectual da UFG, além de coordenar e acompanhar as atividades relacionadas aos projetos destinados à implantação de novas tecnologias e assegurar a manutenção e atualização dos equipamentos que se encontram sob a responsabilidade das bibliotecas.