Histórico
Em 1981 iniciaram-se as discussões para a criação de um prédio próprio para a BC. O então reitor, José Cruciano de Araújo, comunicou a intenção de construir dois prédios para atender aos serviços das bibliotecas: um prédio no Câmpus I (hoje denominado Câmpus Colemar Natal e Silva) e outro no Câmpus II (hoje denominado Câmpus Samambaia). O prédio definitivo da BC da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi inaugurado em 13 de setembro de 1989, no Câmpus II. Passaram-se 29 anos desde a criação da UFG até o prédio ser construído e entregue à comunidade.
Os serviços centralizados que encontravam-se organizados no prédio da Faculdade de Direito foram transferidos para o Câmpus II. A biblioteca no prédio da Faculdade de Direito continuou funcionando como setorial e passou a se chamar Biblioteca Setorial do Câmpus I. A UFG passou, pois, a contar com uma biblioteca central e com as bibliotecas seccionais já existentes – do Câmpus I e do Colégio de Aplicação. Consolidava, então, o Sistema de Bibliotecas, sendo a BC o órgão coordenador, ao qual as demais bibliotecas estão ligadas.
Atualmente o Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG) é vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e composto por oito unidades, sendo uma central e sete seccionais. Saiba mais sobre a história de criação de cada uma das bibliotecas, clicando sobre seus respectivos nomes.
Câmpus Samambaia
- Biblioteca Central Prof. Alpheu da Veiga Jardim (BC);
- Biblioteca Seccional Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Prof. Geraldo Faria Campos (BSCEPAE);
- Biblioteca Seccional Letras e Linguística (BSLL);
- Biblioteca Seccional das Humanidades (BSHU).
Câmpus Colemar Natal e Silva
- Biblioteca Seccional Câmpus Colemar Natal e Silva (BSCAN);
- Biblioteca Seccional Museu Antropológico Edna Luísa de Melo Taveira (BSMA).
Câmpus Aparecida de Goiânia
Câmpus Goiás
O Sibi/UFG tem como função o apoio ao ensino, a pesquisa e a extensão da universidade, oferecendo diversos serviços e produtos à comunidade acadêmica. E consciente de seu importante papel de disseminador da informação, o Sibi/UFG serve também de centro de pesquisa a todos os segmentos da sociedade que necessitam do insumo informacional para seu desenvolvimento.
O Sibi/UFG reúne e disponibiliza um extenso acervo de livros em papel e eletrônicos (e-books), periódicos, CDs e DVDs. Além disso, é responsável pela Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Biblioteca Digital da Literatura Goiana, Repositório Institucional, Programa de Apoio às Publicações Periódicas Científicas da UFG (Proapupec) e o Portal de Periódicos da UFG.
Todas as bibliotecas são informatizadas, mantêm convênios com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e com Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) para o serviço de Comutação Bibliográfica (COMUT). Também participam do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).