Sibi inicia ciclo de palestras sobre novas tecnologias da informação e inovação

Atualizada em 16/01/12 11:49.

O ciclo de palestras faz parte do programa Capacitação em Serviços de Biblioteca, que vem sendo desenvolvido pelo Sibi/UFG desde 2008

O Sistema de Bibliotecas da UFG, em parceria com o Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), oferece o ciclo de palestras Novas Tecnologias da Informação e Inovação. Serão seis palestras abordando temas em alta na área de informação e inovação – como bibliotecas digitais, open archives e repositórios de conteúdo.

As duas primeiras palestras acontecem nesta sexta, 17 de setembro, no auditório da Biblioteca Central, Campus 2 UFG. Veja abaixo a programação.

Para ministrar as palestras foram convidados profissionais que desenvolvem pesquisas sobre o respectivo assunto e com reconhecimento, sendo portanto, referência na área.

Será emitido certificado para todos os participantes e não há custos para participar.

Para participar das duas primeiras palestras os interessados devem enviar, para comunicabibliotecaufg@gmail.com, os seguintes dados, até 16/09/10:

- Nome completo
- Telefone de contato
- Categoria (estudante, servidor docente, servidor técnico-administrativo, outra instituição - qual)
- Palestra para qual está se inscrevendo

A confirmação da inscrição será enviada por e-mail. Posteriormente o certificado também será enviado por e-mail.

O ciclo de palestras faz parte do programa “Capacitação em Serviços de Biblioteca”, que vem sendo desenvolvido pelo Sibi/UFG desde 2008. Os módulos anteriores foram direcionados para trabalhar as equipes das bibliotecas em alguns pontos específicos.

Este módulo, por conter assuntos de amplo interesse e ter importância institucional, foi programado para ser ofererecido também para a comunidade UFG e demais interessados.

PROGRAMAÇÃO

1-  MUDANÇAS NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: impactos das tecnologias da informação
Data: 17/09/2010
Horário: 8h30 às 12h
Local: auditório da Biblioteca Central, Campus 2 UFG
Palestrante: Sely Maria de Souza Costa, professora da Universidade de Brasília, Brasília-DF
Carga horária: 4h
Número de vagas: 200

2- DIREITOS AUTORAIS E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
Data: 17/09/2010
Horário: 14h às 18h
Local: auditório da Biblioteca Central, Campus 2 UFG
Palestrante: Bianca Amaro, bibliotecária do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Brasília-DF
Carga horária: 4h
Número de vagas: 200

Temas das quatro palestras seguintes:

3- ARQUIVOS ABERTOS: preservação de documentos digitais
Data definida: 08/10/2010

4- REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS DE ACESSO ABERTO: melhorando a gestão e a comunicação da informação científica
previsão de data: 29/10/2010

5- BIBLIOTECA DIGITAL
previsão de data: 12/11/2010

6- COMPETÊNCIA DOS BIBLIOTECÁRIOS FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS
previsão de data: 12/11/2010

Dúvidas e informações pelo 3521-1230 ou e-mail comunicabibliotecaufg@gmail.com .