Logo sibi ufg

Perguntas frequentes

Atualizado em 19/11/14 09:33.

 

 FAQs – Perguntas frequentes sobre o Sistema de Bibliotecas da UFG

 

A biblioteca disponibiliza o Vestiletras para empréstimo?

A biblioteca é aberta a todos ou somente para alunos da UFG?
 
A cobrança de taxas na UFG foi suspensa. A multa da biblioteca não será suspensa também?
 
A devolução do material levado por empréstimo pode ser feita por outra pessoa?
 
A reserva de material é feita somente on-line?
 
As bibliotecas da UFG comercializam livros?
 
As bibliotecas da UFG fazem empréstimo entre bibliotecas?
 
As bibliotecas da UFG ficam abertas aos sábados também durante as férias acadêmicas?
 
As bibliotecas da UFG guardam monografias?
 
As bibliotecas têm máquina para reprografia (fotocópia, xerox...)?
 
As bibliotecas da UFG vão trocar a carteira pelo cartão de identificação?
 
Como é alimentado o cadastro dos usuários nas bibliotecas da UFG? 
 
Como é feita a compra de livros para as bibliotecas da UFG?
 
Como faço a renovação on-line?
 
Como faço a reserva de material?
 
Como faço para quitar débitos com a biblioteca?
 
Como faço para ser bolsista na biblioteca?
 
Como posso saber se a obra que está comigo tem pedido de reserva?
 
Como proceder se a biblioteca estiver fechada e eu tiver livros para devolver?
 
Como saber em qual biblioteca está o material que procuro?
 
Como solicito a senha para serviços on-line?
 
Não encontrei na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações o trabalho que procurava. A BDTD da UFG não deveria ter todos os trabalhos já defendidos na instituição?
 
Não recebi o alerta de devolução, vou ser dispensado de pagar a multa?
 
O Portal Capes pode ser acessado de fora da UFG? Preciso de alguma senha para acessá-lo?
 
O que acontece se eu não quitar meu débito com a biblioteca?
 
O que é a Coleção de Reserva?
 
O que é o Comut?
 
O que é uma ficha catalográfica e para que serve?
 
Onde solicitação a Declaração de Nada Consta?
 
Onde ficam as bibliotecas da UFG?
 
Os estudantes da UFG podem sugerir a compra de um título?
 
Os livros do vestibular da UFG ficam disponíveis nas bibliotecas?
 
Paguei a multa, mas ela ainda consta na minha ficha. O que devo fazer?
 
Para quais serviços on-line serve a senha?
 
Perdi meu login e senha para serviços on-line. O que devo fazer para tê-los de novo?
 
Posso pedir meu pai (ou qualquer outra pessoa) para pegar livros em meu nome?
 
Posso levar meus alunos para uma visita à biblioteca da UFG?
 
Posso usar a carteira da biblioteca em qualquer uma das bibliotecas da UFG?
 
Preciso renovar minha carteira da biblioteca todo semestre?
 
Qual o critério utilizado para distribuir as obras entre as bibliotecas?
 
Quais documentos são necessários para fazer a carteira da biblioteca?
 
Que caminho segue o livro quando ele é comprado pela UFG?
 
Quem distribui as senha para o Portal da Pesquisa?
 
Quem pode fazer a carteira da biblioteca e pegar material emprestado?
 
Quem procuro para realizar uma exposição na biblioteca?
 
Se eu perder o livro de uma das bibliotecas da UFG, como devo proceder?
 
Tento solicitar minha senha para serviços on-line pelo Portal do Aluno e só dá erro. O que devo fazer?
 
Todos os estudantes da UFG são obrigados a fazer a carteira da biblioteca?
 
 
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
  
 
A biblioteca é aberta a todos ou somente para alunos da UFG? [topo]
As dependências das bibliotecas da UFG e os acervos podem ser utilizados por qualquer pessoa. O empréstimo domiciliar e alguns outros serviços é que são específicos para quem tem vínculo com a instituição. Os acervos podem ser consultados dentro das bibliotecas e é permitida a fotocópia dentro do limite legal.
 
 
 

 
 
 
 
Quem pode fazer a carteira da biblioteca e pegar material emprestado? [topo]
Apenas a comunidade UFG: estudantes de graduação (presencial e EAD) e de pós-graduação; servidores UFG (docente e técnico-administrativo) efetivo e substituto, na ativa ou aposentado; usuários especiais, ligados à programas de intercâmbio, pesquisa, visita técnica etc.
 
Às pessoas que não se enquadram nestas categorias é facultado o uso dos acervos nas dependências das bibliotecas e a fotocópia dentro do limite legal.
 
 
 

 
 
 
 
 
Quais documentos são necessários para fazer a carteira da biblioteca? [topo]
Desde 2011 as bibliotecas da UFG estão usando o crachá institucional de identificação.
Caso o usuário não o tenha ainda, aí sim é preciso fazer a carteira da biblioteca. Neste caso, deve apresentar documento de identificação e uma foto 3x4. A primeira via não é paga. A segunda via custa R$ 5. É possível pegar material emprestado a partir do momento em que for dada entrada na carteira. Estudantes, de todos os níveis, devem, primeiro, fazer o treinamento de novos usuários.
 
 
 

 
 
 
 
 
 
Todos os estudantes da UFG são obrigados a fazer a carteira da biblioteca? [topo]
Não. Devem fazer a carteira apenas aqueles que não têm o crachá institucional e quiserem ter acesso aos serviços oferecidos pelas bibliotecas da UFG, inclusive para usar as Salas Didáticas de Informática. Esta exigência pretende que os serviços restritos à comunidade da UFG, nosso público alvo, sejam prestados realmente à comunidade UFG.
 
 
 

 
 
 
 
 
 
Onde ficam as bibliotecas da UFG?  [topo]
Atualmente o Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG) possui oito unidades: uma central e sete setoriais, assim distribuídas:
- Biblioteca Central (BC), Campus 2, saída para Nerópolis
- Biblioteca Campus 1 (BSCAMI), Praça Universitária
- Biblioteca Centro de Ensino e Pesquisa Aplicados à Educação (BSCepae),  Campus 2,
- Biblioteca Campus Catalão (BSCAC) 
- Biblioteca Campus Goiás (BSCGO)
- Biblioteca Campus Jataí (BSCAJ)- Riachuelo
- Biblioteca Campus Jataí (BSCAJ)- Jatobá
- Biblioteca Letras e Linguística (BSLL)
 
Veja mais no link Endereços.
 
 
 

 
 
 

 
 
As bibliotecas da UFG ficam abertas aos sábados também nas férias? [topo]
As bibliotecas abrem aos sábados somente durante o período letivo. Veja os horários de funcionamento no link Horários.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Para quais serviços on-line serve a senha? [topo]
Para quatro serviços:
- renovação on-line do empréstimo de material bibliográfico;
- reserva de material;
- consulta à ficha de usuário da biblioteca para ver se há débito ou material em atraso;
- sugerir compra de material bibliográfico.
 
 

 
 
 
 
 
Como solicito a senha para serviços on-line? [topo]
 
* Para estudantes e servidores UFG com vínculo regular:
 
- acessar o Portal do Aluno ou Portal do Servidor (se não tiver senha do portal solicite na hora);
- entrar em Informações Pessoais / Dados pessoais;
- cadastrar um e-mail como preferencial (apenas 1);
- clicar no botão Atualizar;
- entrar novamente em Informações Pessoais / Dados pessoais;
- rolar a página até o final e clicar em Solicitar senha.
 
* O login e a senha serão enviados automaticamente para o e-mail cadastrado no Portal.

 
* Para usuários especiais (estudantes de convênio e professor substituto e/ou visitante):
 
- cadastrar-se na biblioteca como usuário especial;
- enviar um e-mail para comunicabibliotecaufg@gmail.com com nome completo e departamento/órgão que está lotado.
 

 
 

 
 
 
 
 
Perdi meu login e senha para serviços on-line. O que devo fazer? [topo]
Solicite a senha novamente pelo Portal do Aluno ou pelo Portal do Servidor. 
Será enviada a mesma senha.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Tento solicitar minha senha para serviços on-line pelo Portal do Aluno/ do Servidor e só dá erro. O que devo fazer? [topo]
Os erros no acesso ao Portal do Aluno/ do Servidor estão ligados a falhas no cadastro do estudante no Banco de Pessoas da UFG. Este cadastro é feito pela unidade acadêmica/órgão à qual o estudante/servidor está ligado. 
 
Há duas opções para corrigir a falha:
1- vá à coordenação do seu curso/ secretaria da sua unidade e solicite uma revisão no seu cadastro (todos os campos devem estar preenchidos para evitar erros);
 
2- comunique o erro ao Centro de Recursos Computacionais da UFG (Cercomp), no Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelos telefones: (62) 3521-1090 e 3521-1079 ou pelo e-mail: sau@cercomp.ufg.br.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
Como faço a renovação on-line? [topo]
Siga os seguintes passos:
1º - Acesse o site www.bc.ufg.br e clique em Renovar/Reservar
2º - Clique em Login, no menu superior;
3º - Entre como número do login e senha do usuário;
4º - Clique em Circulações/Renovação para ter acesso à lista dos materiais retirados por empréstimo;
5º - Selecione marcando no(s) quadradinho(s) o(s) livro(s) que deseja fazer a renovação;
6º - Clique em Renovar itens selecionados;
7º - Aparecerá uma nota informando se a renovação foi ou não realizada e a nova data de devolução.
 
* O Sibi/UFG recomenda que o usuário faça a renovação do prazo de empréstimo com pelo menos um dia de antecedência.
** Para seu controle, anote a nova data de devolução na ficha no final do livro.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
A reserva de material é feita somente on-line? [topo]
Sim, desde que foram implantados os serviços on-line, a reserva de material só é feita via on-line. É utilizada a mesma senha do serviço de renovação on-line. A reserva só é aceita pelo sistema se não houver nenhum exemplar da obra disponível para empréstimo. Cada usuário pode solicitar a reserva de uma obra por biblioteca.
 
 
 
 

 
 
 
 
Como faço a reserva de material? [topo]
Siga estes passos:
1º - Acesse o site www.bc.ufg.br e clique em Renovar/Reservar;
 2º - No campo Busca rápida ou Busca Combinada escolha a opção de pesquisa e busque a obra desejada;
 3º - Localize a obra desejada;
 4º - No menu direito clique em Detalhes ou Exemplares e verifique a situação atual do material, se ele está emprestado ou não;
5º - Se e a obra tiver exemplares depositados em várias bibliotecas, selecione em qual biblioteca deseja solicitar reserva.
6º - Para fazer a reserva clique no ícone Reservar;
7º - Informe o código do usuário, a senha e clique em Reserva;
8º - Aparecerá a informação de que a reserva foi incluída com sucesso ou que não pôde ser feita;
9º - Feita a reserva, na ficha do usuário aparecerá a informação de qual posição ele ocupa na lista de espera para a obra. Na ficha da obra aparecerá a informação de que ela possui pedido de reserva.
 
* Quando a obra que tem pedido de reserva é devolvida o sistema acusa que há pedido de reserva. Ao mesmo tempo envia uma mensagem de e-mail ao solicitante para que busque a obra em até 24 horas.
 
** Caso a obra não seja retirada em até 24h a reserva cai e o livro volta para a estante. Se houver lista de espera, a obra passa para o próximo da lista. 
 

 
 
 
 
Como posso saber se a obra que está comigo tem pedido de reserva? [topo]
1º - Acesse o site www.bc.ufg.br e faça a busca da obra de seu interesse;
2º - Localize a obra desejada;
3º - No menu direito clique em Detalhes, vai aparecer a ficha completa da obra;
4º - Role a página e leia a mensagem sobre reservas, do lado direito da página.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Como saber em qual biblioteca está o material que procuro? [topo]
Ao consultar a obra, clique sobre seu título, vai abrir uma ficha com dados completos da mesma. Role a página até o final e observe onde ela está localizada antes de buscá-la na estante.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Se eu perder algum livro de uma das bibliotecas da UFG como devo proceder? [topo]
Apresente-se à biblioteca onde retirou o material emprestado para comunicar a perda e ser orientado sobre os próximos passos.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Não recebi o alerta de devolução, vou ser dispensado de pagar a multa?  [topo]
O alerta de devolução é uma cortesia que as bibliotecas da UFG oferecem. Logo, o não recebimento do mesmo não isenta o usuário da sua obrigação de manter os empréstimos em dia.  O atraso na renovação de material gera multa por dia e por item. Não são contados os sábados, domingos e feriados para efeito de multa.
 
 
 

 
 
 
 
 
A devolução do material pode ser feita por outra pessoa? [topo]
Sim, pois para devolução não é exigida a carteira da biblioteca. No caso de haver multa, esta pode ser paga posteriormente, lembrando que a ficha fica bloqueada até a quitação da multa.
 
 
 

 
 
 
 
 
Posso devolver em qualquer biblioteca o material que peguei emprestado? E renovar? [topo]
A renovação presencial do material e a devolução do material devem que ser realizadas na biblioteca de origem para que o serviço de reserva funcione. Se o material a ser renovado tiver pedido de reserva ele tem que ser devolvido imediatamente e ir para a estante da reserva, onde fica por 24h esperando o solicitante ir pegá-lo. Como não existe um serviço de transporte específico para livros na UFG, eles têm que ser devolvidos na biblioteca de origem e assim a biblioteca garantir o serviço de reserva.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Posso usar a carteira da biblioteca em qualquer uma das bibliotecas da UFG?  [topo]
Sim, a partir da interligação das bibliotecas pelo novo software gerenciador passou a ser possível pegar material emprestado em qualquer uma das unidades. Com exceção da biblioteca do Cepae, cujo empréstimo domiciliar é facultado apenas à comunidade do colégio. Aos demais é facultada a consulta e a fotocópia dentro dos limites legais. Detalhe: o material deve ser devolvido na biblioteca onde foi retirado.
 
 
 
 

 
 
 
 
O que é uma ficha catalográfica e para que serve? [topo]
O serviço de catalogação na fonte gera uma ficha catalográfica, a qual é impressa no verso da página de rosto de um livro, tese ou dissertação. A ficha deve ser feita quando a obra está em fase de impressão e ela é obrigatória para efeito de depósito legal. A seção que confecciona é a de Processamento Técnico, que fica na Biblioteca Central, Campus 2.
A confecção da ficha catalográfica é um serviço prestado à comunidade UFG. Todo o procedimento de solicitação é feito através do site da biblioteca (veja em www.bc.ufg.br, no link Produtos e Serviços).
O material necessário para a confecção da ficha catalográfica é uma cópia digital da obra (livro, tese ou dissertação). O prazo de entrega da ficha é de até cinco dias, conforme a demanda. Mais informações pelo telefone (62) 3521-1229.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Onde devo solicitar a Declaração de Nada Consta? [topo]
A Declaração de Nada Consta é emitida na hora, no balcão de empréstimo das bibliotecas. O documento pode ser solicitado por outra pessoa mediante um documento pessoal do
solicitante ou o nome completo. Vale por 30 dias. Se houver algum débito no nome do usuário solicitante é necessário quitá-lo antes de solicitar a declaração.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
As bibliotecas têm máquinas para reprografia (fotocópias, xerox...)? [topo]
As bibliotecas Central, no Campus 2, e Setorial do Campus 1, têm um serviço terceirizado de reprografia. Veja os horários de funcionamento destes serviços:
 
* Biblioteca Central – de 2ª a 6 ª, das 8h às 12h e das 13h às 22h. Sábados, das 8h às 12h.
 
* Biblioteca do Campus 1 – de 2ª a 6 ª, das 8h às 22h. Sábados, das 8h às 12h.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Posso levar meus alunos para uma visita à biblioteca da UFG? [topo]
Sim, as bibliotecas da UFG recebem grupos de visitantes, mas é preciso agendar a visita com antecedência. Entre em contato por telefone ou pelo Fale conosco.
 
 
 
 

 
 
 
 
Como faço para ter acesso a uma tese ou dissertação defendida na UFG? [topo]
O material pode estar disponível no formato impresso, na Biblioteca Central. Neste caso, faça a busca no link Acervos na biblioteca, no menu esquerdo do site. Procure por autor, título ou assunto.
 
Veja também se a tese ou dissertação que você procura já está disponível on-line na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). O aceso à BDTD é livre a qualquer pessoa. O endereço da BDTD UFG é www.bdtd.ufg.br.
 
 
 
 
 

 
 
 
 
O Portal Capes pode ser acessado de fora da UFG? Preciso de alguma senha para acessá-lo? [topo]
 
É possível sim, mas a funcionalidade está disponível apenas para estudantes de pós-graduação, servidores docentes e técnicos administrativos da UFG.
 
É preciso fazer um cadastro para conseguir o acesso remoto.
Veja as instruções site do Centro de Recursos Computacionais da UFG (Cercomp), www.cercomp.ufg.br, menu esquerdo, opção Serviços, opção Proxy Web. 

Para mais informações sobre este assunto: SAU Cercomp, 3521-1079 e 1090.
 

 
 
 

 
 
 
 
O que é o serviço de Comut? [topo]
O serviço Comut - Comutação Bibliográfica permite que se obtenha artigos de periódicos, capítulos de livros, e a obra inteira, no caso de teses e dissertações que não tenham limitação de direito autoral. 

Onde solicitar:

* Biblioteca Central (Campus 2, Goiânia)  
Telefone: (62) 3521-1231. e-mail  
 
* Biblioteca Campus 1 (Praça Universitária, Goiânia)
Telefone: (62) 3209-6013.
e-mail      
 
* Biblioteca Catalão
Telefone: (62) 3441-5306. e-mail 
     
 
* Biblioteca Goiás
Telefone: (62) 3371-1511.
e-mail   
 
* Biblioteca Jataí
 
   - Unidade Riachuelo: (62) 3606-8137. e-mail 
 
   - Unidade Jatobá: (62) 3606-8261. e-mail 
 
 
 
 

 
 
 
 
As bibliotecas da UFG guardam monografias? [topo]
Não, apenas teses (doutorado) e dissertações (mestrado). Cabe a cada departamento decidir se vai armazenar ou não as monografias que os graduandos ou egressos dos cursos de especialização produzem. Entretanto, as bibliotecas da UFG estão trabalhando na criação de um repositório institucional onde serão depositadas, de forma on line, as monografias de graduação e de especialização produzidas na instituição.
 
 
 

 
 
 
 
As bibliotecas da UFG já têm livros eletrônicos (e-books)? [topo]
Sim. Os primeiros foram adquiridos no segundo semestre de 2010 e as áreas contempladas foram Física (15 títulos), Medicina (298), Nutrição (14) e Psicologia (183), totalizando 509 títulos. No final de 2011 foram adquiridos mais 7 mil títulos, em diversas áreas.

Os livros eletrônicos recém-adquiridos são todos em inglês e no formato PDF. Podem ser lidos na tela do computador ou de um leitor de e-books (um e-reader).

O acesso aos e-books é semelhante ao acesso aos periódicos eletrônicos da Capes: a partir de um ponto de rede dentro da UFG ou via
Proxy (serviço disponível para servidores técnico-administrativos e docentes da UFG, estudantes de pós-graduação stricto sensu, ou seja, mestrado e doutorado na UFG).

A busca aos e-books adquiridos é pelo site do Sistema de Bibliotecas/UFG, menu esquerdo, em
Acervos virtuais.

 
 
 

 
 
 
 
Posso pedir outra pessoa para pegar, em meu nome, os livros que preciso? [topo]
Não. O empréstimo, bem com a renovação presencial de material informacional nas bibliotecas da UFG são serviços pessoais e intransferíveis. Ou seja, não podem ser delegados para outros.
Exceto em dois casos: licença médica e licença maternidade do titular da carteira da biblioteca. Nestes dois casos é necessário que o (a) licenciado (a) envie uma autorização, por escrito, com o nome do autorizado a fazer as movimentações e o período de validade da autorização.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Como devo proceder em caso de greves e eu estiver com livros para devolver?  [topo]
Em caso de greve os usuários das bibliotecas da UFG têm duas opções:
1- Devolver o livro, entregando-o na biblioteca em que pegou emprestado.
 
2- Ficar com o livro até que as bibliotecas reabram. Neste caso o prazo para devolução sem multas é de 10 dias úteis após a reabertura.
 
Em caso de fechamentos por poucos dias – como, por exemplo, em paralisações, falta de energia elétrica ou reformas – a devolução deve ser feita no dia seguinte à reabertura.
 
Dúvidas procure a Gerência de Atendimento ao Usuário, 3521-1230.
 
 
 
 

 
 
 
 
Preciso fazer alguma coisa para renovar minha carteira da biblioteca? [topo]
Não, para estudantes de graduação e de pós-graduação a carteira é renovada automaticamente quando é renovada a matrícula no início do semestre. Só é preciso fazer outra carteira caso ocorra nova matrícula, seja por novo curso ou nova habilitação do mesmo curso.
 
Para servidores a carteira é válida enquanto houver vínculo com a UFG.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
As bibliotecas da UFG fazem empréstimo entre bibliotecas (EEB)? [topo]
Fazem, mas somente para docentes e mediante solicitação via e-mail para a coordenadora da bilbioteca em questão. As bibliotecas que fazem EEB são: Central, Campus 1, Catalão e Jataí.
 
Para os demais usuários, sugerimos que seja utilizado o serviço de Comutação Bibliográfica (Comut). Ressaltando que o Comut permite que se obtenha cópia de uma obra apenas dentro do limite legal.  
 

Onde solicitar COMUT:

* Biblioteca Central (Campus 2, Goiânia)
Telefone: (62) 3521-1231.
e-mail  
 
* Biblioteca Campus 1 (Praça Universitária, Goiânia)
Telefone: (62) 3209-6013.
e-mail      
 
* Biblioteca Catalão
Telefone: (62) 3441-5306. e-mail 
     
 
* Biblioteca Goiás
Telefone: (62) 3371-1511.
e-mail   
 
* Biblioteca Jataí
 
   - Unidade Riachuelo: (62) 3606-8137. e-mail 
 
   - Unidade Jatobá: (62) 3606-8261. e-mail 
 
 
 
 

 
 
 
 
Paguei a multa, mas ela ainda consta na minha ficha. O que devo fazer? [topo]
Toda vez que se paga uma multa é preciso passar no balcão de empréstimo para dar baixa no sistema. Caso tenha perdido o comprovante, procure a biblioteca.
Você também pode passar o comprovante para o e-mail atendimentosibi@gmail.com ou por fax, 3521-1396.
 
 
 

 
 
 
 
 
O que acontece se eu não quitar meu débito com a biblioteca? [topo]
Para estudantes, estar em débito com a biblioteca bloqueia a ficha para novos empréstimos, bloqueia a renovação da matrícula e a emissão do diploma ao final do curso.
 
Para servidores (docentes e TA) bloqueia a ficha para novos empréstimos e o processo de aposentadoria, entre outros.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Como é alimentado o cadastro dos usuários nas bibliotecas da UFG? [topo]
O banco de usuários do Sistema de Bibliotecas é alimentado pelos sistemas de matrícula, no caso dos estudantes, e pelo sistema SP, no caso dos servidores UFG (docentes e TA).  
 
 
 
 

 
 
 
 
Como faço para ser bolsista na biblioteca? [topo]
As bolsas para trabalho na biblioteca são pagas pela Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom). Você deve procurá-la para se inscrever. A Procom fica no mesmo prédio do Restaurante Universitário, na Praça Universitária. 
 
 
 

 
 
 
 
As bibliotecas da UFG vão trocar as carteiras pelo cartão de identificação? [topo]
Desde 2011 as bibliotecas estão aceitando o crachá institucional de identificação no lugar da carteira.
 
Quem ainda não possui o crachá deve fazer a carteira da biblioteca para utilizar os serviços oferecidos pelo Sibi/UFG.
 
 

 
 
 
 
 
Como é feita a compra de livros para as bibliotecas da UFG? [topo]
A compra de material informacional (livro, periódico, CD, DVD, mapa etc.) é feita de acordo com a solicitação de cada curso. Cada unidade de ensino tem um representante no Conselho de Bibliotecas, cuja função é levantar, entre os professores de cada curso, os materiais necessários para serem adquiridos anualmente. Esta lista é enviada para a biblioteca, que monta um processo e passa para a administração da UFG comprar.
A UFG recebe uma verba anual para distribuir entre os cursos de graduação. O valor total é dividido de forma igual entre os cursos, com exceção de quando há cursos novos, pois neste caso os novos recebem maior incentivo financeiro para montar a bibliografia básica. 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Que caminho segue o livro quando ele é comprado pela UFG? [topo]
Na UFG a compra dos materiais informacionais é feita na modalidade pregão eletrônico. Uma vez feita a compra, os materiais são entregues, pela editora/distribuidora, no Departamento de Material e Patrimônio (DMP). Depois que o livro é entregue à UFG ele vai para a Biblioteca Central. Lá passa por duas fases de registro, depois é encaminhado para a biblioteca onde ele será depositado e só então vai para a estante. 
 
 
 

 
 
 
 
 
Qual critério utilizado para distribuir as obras entre as bibliotecas? [topo]
Os materiais bibliográficos (livros, periódicos e outros) são distribuídos de acordo com o pedido de compra. Ou seja, a obra vai para a biblioteca mais próxima da unidade acadêmica que solicitou sua compra. Exemplo: um livro de matemática básica que foi solicitado pelo curso de Engenharia Civil será depositado na Biblioteca do Campus 1 – que é a mais próxima da Escola de Engenharia Civil. Outro exemplo: o curso de Psicologia funciona no Campus 1, Setor Universitário. Mas se o curso de Publicidade e Propaganda solicitar a compra de um livro da área de psicologia, este será depositado na Biblioteca Central, Campus 2, que é a mais próxima de onde o curso solicitante funciona. 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Os estudantes da UFG podem sugerir a compra de um título? [topo]
Podem e devem. A sugestão pode ser feita pelo fale conosco do site da biblioteca, www.bc.ufg.br ou na opção Sugestão quando se faz o login para renovação e reserva de material. E também pelo Fale conosco.
 
 
 
 

 
 
 
 
A cobrança de taxas na UFG foi suspensa. A multa da biblioteca não será suspensa também? [topo]
As taxas cujas cobranças foram suspensas são aquelas que impedem ou dificultam o acesso do estudante ao ensino, como é o caso da taxa de matrícula.
No caso das bibliotecas, o acesso do estudante a todo material informacional sempre esteve garantido sem a cobrança de taxas.
A multa não é taxa, é uma sanção disciplinar e só é gerada quando há atraso na devolução do material emprestado.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Não encontrei na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações o trabalho que procurava. A BDTD da UFG não deveria ter todos os já defendidos na instituição? [topo]
A UFG aderiu à BDTD em 2006. A partir de então os programas de pós-graduação passaram a ser obrigados a enviar, para o Sistema de Bibliotecas, suas teses e dissertações em formato impresso e digital. Uma resolução da UFG determina que todas as teses e dissertações de 2008 em diante deverão ser disponibilizadas na BDTD. Cabe ao Sibi/UFG o serviço de viabilizar a publicação de forma on-line no site à medida que a mesma chega até o Sistema de Bibliotecas.
 
Outras informações sobre a BDTD podem ser solicitadas à bibliotecária responsável por ela na UFG, Cláudia Moura, claudiamoura18@gmail.com e (62) 3521-1183.
 
 
 
 

 
 
 
 
As bibliotecas da UFG comercializam livros?  [topo]
Não. O órgão que comercializa obras na instituição é a Editora. Contato: comercial@editora.ufg.br e (62) 3521-1351. Para acessar o catálogo da editora o endereço é www.editora.ufg.br. A livraria virtual da editora fica neste endereço: www.isthmus.com.br/ufg.
 
 
 

 
 
 
 
 
Os livros do vestibular da UFG ficam disponíveis nas bibliotecas? [topo]
Sim e, para facilitar o acesso, eles ficam no Setor de Empréstimo. Podem ser consultados ou levados por empréstimo domiciliar por sete dias. Para ver a lista dos livros indicados acesse o site do Centro de Seleção da UFG, www.vestibular.ufg.br.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
A biblioteca disponibiliza o Vestiletras para empréstimo?  [topo]
O encarte Vestiletras, publicado aos domingos pelo jornal O Popular, fica disponível na Seção de Coleções Especiais das bibliotecas Central, no Campus 2, e Setorial do Campus 1 (Praça Universitária). Ele pode ser consultado e também pode-se fazer cópia.
 
 
 
 

 
 
 
 
O que é a Coleção de Reserva? [topo]
A coleção de reserva é composta por obras em duas situações:
1-  indicadas para estudo ou atividades de pesquisas e que as bibliotecas do Sibi/UFG possuem poucos exemplares. São chamadas de grande demanda. Um exemplar de cada obra de grande demanda é guardado na coleção de reserva; 
 
2- indicadas em edital para concursos, seleções de pós-graduação e vestibular da UFG. Neste caso, a permanência da obra nesta coleção é temporária e solicitada por um professor. Ele também determina o período de permanência da obra nesta coleção.
 
As obras desta coleção saem para empréstimo domiciliar na sexta-feira, às 15h, e devem retornar na segunda-feira, ou no primeiro dia útil seguinte, até as 10h. No caso de feriado na sexta-feira, as obras saem na quinta-feira.
 
A multa por atraso na devolução destas obras é por hora

 

 


 
 
 
Quem procuro para realizar uma exposição na biblioteca? [topo]

Procure o Setor de Comunicação, na Biblioteca Central, Campus 2 da UFG. Fone 3521-1230 ou comunicabibliotecaufg@gmail.com