Laboratório de Acessibilidade Informacional - LAI

Serviços prestados pelo LAI/BC:

- Acesso à lupa digital portátil;

- Adaptação de material para alunos cegos e de baixa visão;

- Ampliação de materiais informacionais;

- Assinadores para auxílio no preenchimento de assinatura;

- Computadores adaptados com softwares leitores e ampliadores de tela;

- Escaner digitalizador de imagens;

- Escaner leitor de livros;

- Espaço para estudos;

- Folheador de páginas;

- Impressão em braile;

- Leitor de livros digitais;

- Linha Braille;

- Regletes;

- Visitas agendadas.

Orientações para solicitar o Serviço de Adaptação de Textos:

• A adaptação dos textos é realizada através do software ABBYY Fine Reader, que identifica os caracteres dos textos possibilitando a sua edição.
  • Os textos para adaptação devem ser enviados para o e-mail: lai.bc@ufg.br, de preferência pelo professor, com as informações dos arquivos organizadas de acordo com o modelo abaixo:

Modelo para pedido de adaptação de textos LAI

• Para adaptação, recomendamos o envio de textos digitais. Entretanto, na necessidade de envio de links, verificar a funcionalidade do acesso e se os textos se encontram em boa qualidade (páginas completas e parágrafos completos);
  • Verificar se os textos não apresentam sujeiras, rasuras e anotações. Esses fatores geram atraso no processo de adaptação;
  • Enviar os textos (artigo, livro e capítulo de livro) com as referências bibliográficas completas (nome do autor, título, editora, local de publicação e datas);
  • Em caso de artigo e capítulo de livro, o prazo para adaptação será de uma semana. Livro completo com imagens, quatro semanas.

O LAI:

Icone LAI

Para atender as demandas de educação inclusiva e disponibilizar condições de igualdade na Universidade Federal de Goiás - UFG, a partir de ações que ampliem a inclusão, permanência e aprendizado no contexto acadêmico, foi criado no ano de 2016 o Laboratório de Acessibilidade Informacional (LAI), através de uma parceria entre o Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG) e o Núcleo de Acessibilidade da UFG, com o objetivo de oferecer serviços e equipamentos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS, 2017).

A finalidade do LAI é oferecer acessibilidade à comunicação e à informação para as pessoas com deficiência, viabilizando recursos tecnológicos para que elas possam usufruir das diversas situações pedagógicas, comunicacionais e formativas, a fim de assegurar que elas desfrutem em igualdade de oportunidade com as demais (LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL, 2018).

A Constituição Federal de 1988 em seu art. 205, define a educação como um direito de todos, visando o pleno desenvolvimento da pessoa para exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O art. 206, inciso I, garante “a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola” (BRASIL, 1988). Para garantir a igualdade de diretos no processo educacional é necessária à convergência de um conjunto de instrumentos, profissionais engajados, equipamentos especializados, reunidos em um espaço físico.

A maior unidade do Laboratório de Acessibilidade Informacional do Sibi-UFG está localizada na Biblioteca Central (BC), Câmpus Samambaia. Contamos ainda com alguns equipamentos e serviços de acessibilidade na Biblioteca Seccional Campus Colemar Natal e Silva (BSCAN) e Biblioteca Seccional Campus Goiás - Cajuí (BSCGO).

Rede REBECA:

Logomarca Rede Rebeca

Em 2020 a UFG se torna membro da Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA) uma rede de colaboração entre Instituições Públicas de Ensino Superior. Seu o objetivo é o compartilhamento de informações técnicas sobre a editoração de acervos adaptados e cooperação de catálogos e acervos digitais adaptados, destinados ao atendimento e suporte informacional acadêmico das pessoas com deficiência visual (REDE REBECA, 2021).

Assista o vídeo sobre o LAI, no canal do Youtube, dentro do programa "Se liga na UFG", da TV UFG.

O vídeo está com legendas e com audiodescrição e faz parte do projeto "Se inclui".

Equipamentos disponíveis no LAI/BC:

Imagem de impressora Braille

Impressora em Braille

Imagem de leitor autônomo de textoLeitor Autônomo de Texto

Imagem de máquina fusora

Máquina Fusora

Imagem de linha Braille

Linha Braille

Imagem de Lupa Digital

Lupa Digital

Imagem de mesa tátil

Mesa Tátil