Logo sibi ufg

Sibi disponibiliza primeiros e-books

Atualizada em 15/02/12 11:21.

 

O Sistema de Bibliotecas da UFG acaba de disponibilizar os primeiros e-books (livros eletrônicos). Os e-books adquiridos foram selecionados pelo Conselho de Bibliotecas a partir de uma lista apresentada em 2008 pelo Sibi/UFG. Esta lista continha os livros eletrônicos com licença perpétua que estavam disponíveis no mercado.

Licença perpétua significa que a instituição compra o e-book e detém os direitos sobre a obra eternamente, não tendo que pagar mais nada. Alguns editores disponibilizam e-books apenas com licença limitada, ou seja, que exigem um pagamento anual, por exemplo.

Novas aquisições serão realizadas de acordo com a demanda dos cursos, a disponibilidade no mercado de obras perpétuas para compra e a existência de recursos financeiros na UFG para a aquisição de material informacional.

Acesso - Os livros eletrônicos recém-adquiridos são todos em inglês e no formato PDF. Podem ser lidos na tela do computador ou de um leitor de e-books (um e-reader). As primeiras áreas contempladas são Física (15 títulos), Medicina (298), Nutrição (14) e Psicologia (183), totalizando 509 títulos.

O acesso aos e-books é semelhante ao acesso aos periódicos eletrônicos da Capes: a partir de um ponto de rede dentro da UFG ou via Proxy (serviço disponível para servidores técnico-administrativos e docentes da UFG, estudantes de pós-graduação stricto sensu, ou seja, mestrado e doutorado na UFG).

A busca aos e-books adquiridos é pelo site do Sistema de Bibliotecas/UFG, menu esquerdo, link Acervos - Buscas, opção Acervos virtuais.

 

Acesso livre à IEEE e à PressDisplay por 12 meses

Os primeiros e-books da UFG foram fornecidos pela Ebsco, representante no Brasil de diversos editores internacionais. Como cortesia para a UFG, a Ebsco também disponibilizou o acesso livre aos e-books da editora IEEE e também à ferramenta Library PressDisplay. O acesso livre a estas duas bases terá validade de 12 meses.

A IEEE edita livros e periódicos direcionados às áreas de Informática e Engenharia. Até julho de 2011 a comunidade UFG tem acesso livre a mais de 400 títulos destas áreas. Já a Library PressDisplay é uma base de dados de jornais do mundo todo.

A Library PressDisplay possui mais de 1.400 jornais correntes de 82 países, em 39 idiomas. Os jornais estão em formato original, incluindo textos e imagens. A atualização dos jornais é diária e os arquivos são de até 90 dias retroativos.

A pesquisa da Library PressDisplay pode ser por título, assunto, data, idioma e país. Em alguns jornais há recursos de áudio e tradução. Todos permitem a impressão dos artigos e o envio do link por email.

Entre os jornais que compõem a base de dados há três títulos nacionais de destaque: Folha de São Paulo, Valor Econômico e Estado de São Paulo; além dos internacionais: The Washington Post, Los Angeles Time, The Wall Street Journal, Clarin, El País e Times.

Fonte: Sibi/UFG